segunda-feira, dezembro 11, 2006

SEMANA10-ATIVIDADE10-ECS.

SER PROFESSOR-SER PROFESSORA.
As questões de Paulo Freire resgatam de forma atualizada, criativa, provocativa, corajosa e esperançosa, questões que no dia a dia do professor continuama instigar o conflito e o debate entre os educadores. É a convivência amorosa com seus alunos e na postura curiosa e aberta que assume e, ao mesmo tempo provoca-os a se assumirem enquanto sujeitos do ato de conhecer. De nada adianta o discurso competente se a ação pedagógica é impermeável a mudanças. A ampliação e a diversificação das fontes legítimas de saberes e a necessária coerência entre o saber fazer é o saber pedagógico. Este livro destaca a necessidade de ética da prática educativa, enquanto prática formadora, esta ética que se sabe afrontada na manifestação discriminatória de raça, gênero e classe. A melhor maneira de por ela lutar é vivê-la em nossa prática, é testemunhá-la aos educandos em nossas relações com eles. Mais do que um ser no mundo, o ser humano se tornou uma presença no mundo, com o mundo e com os outros. Partindo da idéia de que se constrói conhecimentos praticando, ensinar não é transferirconhecimentos, mas criar possibilidades para a sua produção ou a construção. Não há docência sem discência. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. A importância do papel do educador, o mérito da paz com que viva a certeza de que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar conteúdos, mas também a pensar certo. O professor que pensa certo deixa transparecer aos educandos que uma das bonitezas de nossa maneira de estar no mundo e com o mundo, como seres históricos, é a capacidade de intervindo no mundo, conhecer o mundo. Por isso mesmo pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente a escola, o dever de não só respeitar os saberes que os educandos, sobretudo os da classes populares, chegam a ela saberes socialmente construídos na prática comunitária. Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. Uma das tarefas mais importantes da prática educativo-crítica é propiciar as condições em que os educandos em suas relações uns com os outros e todos com o professor ensaiam a experiência de assumir-se, ser social e histórico como pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva e amar. Precisamos saber que ensinar não é transferir conhecimentos mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção. Em seus pensamentos Freire defende a simplicidade e a importância de seus saberes, finalizando seu livro assim: Não nego a competência, por outro lado, de certos arrogantes, mas lamento neles a ausência de simplicidade que, não diminuindo em nada seu saber, os faria gente melhor. GENTE MAIS GENTE.
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. PAULO FREIRE.