quinta-feira, novembro 16, 2006

Trabalhando em grupo-ECS9-Letra H.

Após analizar as referências de Marx e Engels sobre questões de ensino e educação constatamos que as preocupações são semelhantes as que vivenciamos hoje. E que houve por parte deles uma grande preocupação com a igualdade entre os seres humanos. Os anarquistas chamaram atenção sobre aspectos prioritários da educação e confiaram no ensino e na instrução como instrumento de transformação. A perspectiva com que Marx e Engels abordam o tema do ensino e da educação da classe operária. Ambos procuram fugir de colocações abstratas, excessivamente gerais ou vagas. A situação que lhes interessa é a dos trabalhadores, uma estrutura social onde os trabalhadores tenham hegemonia, onde desapareça a divisão do trabalho e a felicidade substitua a necessidade. Para chegar até aí, não se deve voltar atrás, deve-se caminhar adiante. As reflexões de Marx e Engels deram muita importância ao esnsino, trabalho infantil e adolescentes, expondo assim a necessidade de introduzir um sistema educativo que elimine a situação dominante. No capitalismo só é produtivo o trabalhador que produz mais valia para o capitalista. Um mestre-escola é um trabalhador produtivo quando trabalha não só para desenvolver a mente das crianças, mas também para enriquecer o dono da escola. A sociedade organizada segundo o modo comunista, dará aos seus membros oportunidades para desenvolverem tanto os seus sentidos como as suas aptidões. Por isso a sociedade organizada é compatível com a existência de classes sociais e oferece diretamente os meios para eliminar tais diferenças de classe. É possível ver o que fazem a burguesia e o estado para a educação e o ensino da classe trabalhadora. A miséria não só ensina o homem a rezar, também ensina a pensar e atuar.
A escola primária obrigatória oferecerá tudo o que em si mesmo e por princípio ter algum atrativo para o homem, sobretudo os fundamentos e os resultados principais de todas as ciências que digam respeito as concepções do mundo e da vida. Estas questões são atualmente consideradas importantes no desenvolvimento dos Currículos Escolares. Com relação a assistência escolar obrigatória para todos e gratuíta, constatamos em nossos ambientes escolares que muitas vezes, falta incentivo por parte dos governantes e as escolas necessitam auxílio dos pais e promoções realizadas pela escola para poderem proporcionar aos alunos um ensino de melhor qualidade. Principalmente curso superior muitos alunos não o fazem por não terem condições financeiras. Entre outras questões sociais Marx e Engels também desenvolveram pensamentos sobre o sistema escolar e educação.

1 Comments:

Blogger Elisabeth Fatima said...

Oi Roze!
Vim aqui para dar continuidade ao trabalho em grupo da ECS 8 e dizer o quanto achei importante este encontro com colegas de outros pólos,pois atráves da rede temos a possibilidade de trocarmos conhecimentos. Também percebi que as dificuldades foram geral no grande grupo, principalmente em relação as ferramentas tecnológicas e a complexidade dos textos, mas aos poucos tudo vai se ajeitando e todos os conhecimentos adquiridos vão enriquecer nosso trabalho.
Aguardo sua visita...
Beijinho!!!

10:13 PM

 

Postar um comentário

<< Home