A Educação como processo socializador.
Questionário com base no texto Émile Durkheim.
1 - Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuar Mill?
A posição de Durkheim conforme Stuar Mill, é que educação é tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Porém para Durkheim o focodeve direcionar-se a influência que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.
2 - Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz.
Menos satisfatória, ainda é a definição utilitária, segundo a qual a educação teria por objeto " fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes, porque a felicidade, é coisa essencialmente subjetiva, que cada um aprecia a seu modo.
O ponto fraco em que incorrem tais definições é que elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente.
3 - O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação ?
Para definir educação, observação histórica parece-nos indispensável. É preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los e aprender deles os caracteres comuns. Isto constituirá a definição que procuramos.
4 - De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral ?
Há tantas espécies de educação, em determinadas sociedades, quantos meios diversos nela existirem. No decursoda história, constitui-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre a sociedade e o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc. Idéias essas que são a base mesmo do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais , como a que prepara para as funções industriais , tem por objetivo fixar essas idéias na consciência dos educandos. Não deveria acontecer mas a educação varia de acordo com as classes sociais e regiões.
5 - Segundo o autor, que função o ideal a ser realizado têm que suscitar na criança?
Esse ideal ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança :
Certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular ( casta, classe, família, profissão ) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade em seu conjunto, e cada meio social em particular é que determinam este ideal a ser realizado.
6 - A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destine" o que conclui Durkheim?
Educar e preparar um ser humano para viver e conviver em uma sociedade não é uma tarefa muito fácil.
O adulto deve estar bem preparado,ter uma personalidade formada para em primeiro lugar demonstrar através de seus exemplos e vivências como esta criança vai conviver nesta sociedade em que está inserida.
Se a base da educação que é a família for bem estruturada teremos uma sociedade digna e justa.
7 - Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes ?
Bem longe de estarem em oposição ou de poderem desenvolver-se em sentido inverso, são idéias dependentes uma da outra. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeiramente humana.
1 Comments:
Oi Roze!
Cumprindo uma das tarefas da ECS, resolvi visitar teu blog. Nosso questionário ficou um pouco diferente, mas creio que só no modo de nos expressarmos, pois o sentido das respostas não mudou muito. Também li tua história, já tínhamos conversado um pouco, mas não sabia que a tua filha vai ser prof.
Abraços
Cristiane
10:16 PM
Postar um comentário
<< Home